segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Equipe do Samu é presa após recusar atender idoso em favela de BH

Três integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram presos, na noite desse domingo, em Belo Horizonte, após recusarem entrar em uma favela para socorrer um homem de 88 anos com problemas respiratórios. A equipe foi detida por omissão de socorro e conduzida até a delegacia. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a equipe, formada por um motorista e duas técnicas de enfermagem, chegou a entrar no Morro do Papagaio, mas se sentiu ameaçada após ver homens com armamento pesado e procurou o batalhão da Polícia Militar mais próximo. Os policiais do 12º Batalhão da PM teriam oferecido auxílio com viatura para acompanhar a unidade de resgate do Samu até a casa do paciente. Mesmo assim, os profissionais se negaram a subir na favela por não considerarem a escolta oferecida suficiente diante do risco que sentiram. Ainda segundo a secretaria, os profissionais teriam negociado um acordo verbal para que os policiais entrassem no morro e avaliassem as condições de segurança. Caso a equipe e o paciente pudessem sair em segurança, a ambulância entraria na favela; caso contrário, a viatura policial traria o paciente até a unidade do Samu. Os policiais, no entanto, teriam levado o paciente, por conta própria, para o Hospital Odilon Behrens. Paciente já foi atendido por Samu A equipe do Samu foi conduzida para a Delagacia Seccional Sul, onde foi ouvida pelo delegado de plantão. A equipe do SAMU ficou na delegacia durante quatro horas e meia. Os três profissionais foram liberados, mas terão que participar de uma audiência no Juizado Especial Criminal. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso. Os três profissionais não foram afastados de suas funções e trabalham normalmente. O paciente foi atendido no hospital e recebeu alta por volta das 21h20 desse domingo. Segundo a secretaria, o idoso possui doença pulmonar crônica e já foi atendido outras vezes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em nota, a secretaria informou ainda que vai "estreitar as relações com a Polícia Militar para que sejam firmados acordos e estabelecidos procedimentos de rotina para situações semelhantes".

Claudia Leitte comenta em blog emoção sentida nos shows do fim de semana

Claudia Leitte fez shows neste fim de semana em São Paulo e em Uberlândia, em Minas Gerais, e como toda grávida, muito emotiva, escreveu para seus fãs, em seu blog, sobre a alegria que sentiu no palco: "Talvez isso não faça muita diferença em suas vidas, mas a verdade é que eu jamais vou esquecer o que tenho presenciado. Num momento em que tanta gente enxerga uma mulher no meu estado como um ser frágil, eu tenho exercitado minha força diariamente, e cada um de vocês que se apresenta para mim tem impulsionado minhas motivações", diz a cantora, grávida de sete meses de Davi.

Exposição de Leonardo da Vinci (maravilhas mecânicas) virá para Caicó

De 18 de novembro a 18 de dezembro, o salão de reuniões do Centro Administrativo de Caicó, será palco para receber a exposição “Leonardo da Vinci – Maravilhas Mecânicas”, que está em caráter itinerante sendo exposta em alguns municípios do Rio Grande do Norte. A exposição traz réplicas de inventos revolucionários para a humanidade daquele que é considerado pelos historiadores e críticos como um dos maiores gênios, devido a sua engenhosidade e criatividade. O projeto museográfico da exposição integra os elementos da natureza - água, terra, fogo e ar, além de trazer maquetes, textos e imagens que, somados fazem da mostra um momento impar para aqueles que a visitam.
Entre as invenções que serão expostas, estão maquetes de uma igreja romana e da cidade ideal, réplicas de carro automotor, metralhadora tripla, pára-quedas, helicóptero e canhão. “O objetivo é mostrar ao público a intensa atividade desenvolvida por Leonardo da Vinci como engenheiro, arquiteto, geólogo e cientista”, enfatiza a secretária de educação Graça Rego. A vinda da exposição para Caicó representa um esforço conjunto em acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Museu de Astronomia e Ciências Afins e a Secretaria de Educação Cultura e Esportes. A.I. Prefeitura Municipal de Caicó Contato: Wllana Dantas Telefones: 8855-8971/9607-2286 wllanadantas@homail.com
fonte:blog de Robson Pires