Dificilmente o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) deixará de ser o candidato da governadora Wilma de Faria (PSB) na disputa pelo comando do Rio Grande do Norte. Esse é o entendimento entre os analistas políticos do Estado. O fato foi praticamente confirmado pela chefe do Executivo estadual nesta semana, quando ela passou pela cidade e deixou transparecer para os correligionários que o pessebista é o seu preferido.O motivo é simples e até mesmo óbvio: ele será o governador do Estado no primeiro semestre do próximo ano, quando Wilma renunciar ao cargo para disputar uma das cadeiras do Senado, que estarão em jogo como prevê a legislação eleitoral.
Por enquanto, o assunto é tratado com cautela pela governadora. Ela teme ver a sua base política, principalmente na Assembleia Legislativa, esfacelada tendo em vista que existem outros três pré-candidatos. Por conta disso também é consenso nos bastidores que o anúncio de que ela anunciará o candidato governista em dezembro foi “jogo de cena” para manter o grupo pacificado. O objetivo é adiar a decisão o máximo possível para que Iberê se viabilize nas pesquisas.
Para isso, Wilma tem dado o máximo de visibilidade possível ao vice-governador que também é secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Além de ter participado de seminários e inaugurar obras do Governo do Estado, ele foi o único filiado ao PSB estadual a participar das incursões do partido na TV.Apesar disso, ao ser questionado pela imprensa sobre o desempenho nas últimas pesquisas Iberê Ferreira disse que falta mais empenho do partido. Ele disse que o presidente da Assembleia, Robinson Faria, tem recebido apoio do PMN, PP e PTB (bloco de partidos que lidera), assim como o deputado federal João Maia tem tido trabalho semelhante no PR. Ele aguarda que a chefe do Executivo estadual lance o nome dele. Apostando na sua famosa capacidade de articulação, Iberê tem defendido em entrevistas que é preciso escolher o nome que tiver maior capacidade de cooptação de apoios e deixar as pesquisas de opinião em segundo plano. Para isso, ele tem citado diversos exemplos de vices que assumiram a administração estando mal nas pesquisas e terminaram vitoriosos em eleições.
Vice-governador intensifica agenda no interior do RN
No trabalho para se viabilizar candidato ao Governo, Iberê segue participando de festas no interior do Rio Grande do Norte. A agenda começou ontem em Venha Ver e Mossoró.
No município de Venha Ver, Iberê participou da programação da festa de 17 anos emancipação da cidade, que aconteceu no Centro da cidade e reuniu autoridades e a população do local. Ele inaugurou também a Escola de Inclusão Digital, que leva informação para as comunidades rurais do Estado.Ainda ontem o vice-governador esteve em Mossoró, onde prestigiou o Mossoró Cidade Junina, que reúne milhares de pessoas na capital do Oeste.
Hoje, ele vai à cidade de Florânia participar da inauguração de Unidade de Beneficiamento de Mel. O vice-governador assina ainda a ordem de serviço para a construção do abatedouro da cidade e, posteriormente, participa de almoço oferecido pelo prefeito do município, Sinval Salomão.A agenda do vice-governador pelo interior do Estado termina hoje com visita à cidade de Ouro Branco, onde inaugura a Unidade de Processamento de Carne, ao lado do prefeito Nilton Medeiros e prestigia às 19h a Festa do Agricultor, a tradicional reunião de produtores, mais conhecida como Festa da Colheita.
FONTE:CARDOSO SILVA.


